Aprovado projeto que permite registro de candidato que teve contas rejeitadas

Arthur Lira
Arthur Lira apresentou parecer favorável ao projeto.

O Plenário aprovou nesta terça-feira (22) o Projeto de Lei 3839/12, que estabelece novas regras para a expedição da certidão de quitação eleitoral. Esse documento é um dos exigidos pela legislação para que uma pessoa possa garantir a sua candidatura. O projeto é de autoria do deputado Roberto Balestra (PP-GO) e altera a Lei Eleitoral (9.504/97).

A proposta tem como principal objetivo mudar a interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a emissão da certidão. Segundo o autor da proposta, a corte tem entendido que a certidão não será emitida para candidato que tiver contas de campanha eleitoral anteriores rejeitadas.


Para Balestra, a jurisprudência foi além do que determina a Lei Eleitoral, que exige, como um dos critérios para a emissão, apenas a apresentação das contas, sem menção à rejeição. O texto aprovado determina que a certidão será entregue “ainda que as contas sejam desaprovadas”.


Multa
Segundo o projeto, a decisão que desaprovar as contas sujeitará o candidato unicamente ao pagamento de multa no valor equivalente ao das irregularidades detectadas, acrescida de 10%. Os recursos arrecadados com o pagamento da multa serão destinados ao Fundo Partidário.


O projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Arthur Lira (PP-AL). O texto vai agora ao Senado.

Íntegra da proposta:

Aprovado projeto que permite registro de candidato que teve contas rejeitadas Aprovado projeto que permite registro de candidato que teve contas rejeitadas Reviewed by Francisco Júnior on 07:37 Rating: 5

3 comentários:

Wanderley Barrêto.'. disse...

Interessante como o povo brasileiro gosta de ser chamado de idiota e não faz nada. "Ops"! Perdão. Mil perdões. Quase esqueço que estão prontamente para aplaudi-los nos discursos, quase que lhes tiro esse mérito.
Até quando Brasil? Até quando?

Obs: Essa pouca vergonha chama-se República, ou melhor, RE-pública.

Anônimo disse...

calma rapaz nao cheme ninguem de idiota nao mas respeito com nos brasileiro voce com um verbo desse ainda quer se canidatar a VEREADOR cuidado com o que diz.....

Wanderley Barrêto.'. disse...

Quem se porta assim e não faz nada evoca para si tal título meu caro. A proposito, leia o que escrevi no comentário anterior com o melhor tom de ironia que for possível. E quanto ao respeito, acredito que não faltei com ele pelo fato de ter me manifestado de forma irônica, mas se o amigo (a) se sentiu de alguma forma discriminado, externo meus votos de DESCULPA. Contudo, leia bem o que eu falei (escrevi): "Interessante como o povo brasileiro gosta de ser chamado de idiota e não faz nada", ou seja, não chamei o povo brasileiro de idiota, pelo contrario, disse que o mesmo gosta de ter esse título, pois ficam de braços cruzados ante politicalha que impera no País.

Abraços e que D'us nos abençoe.
Att. Wanderley Simões - Com atitude se cresce.

Tecnologia do Blogger.