CÂMARA DE SÃO JOÃO DO CARIRI LIMPA PAUTA E VOTA PROJETO E REQUERIMENTOS EM DEFESA DA POPULAÇÃO


A Câmara de Vereadores de São João do Cariri realizou nesta sexta-feira (14) uma das mais importantes reuniões deste ano.  Através de uma força tarefa dos vereadores, a mesa diretora por intermédio do Presidente Francisco Júnior limpou toda a pauta de requerimentos e projetos de lei, tanto de iniciativa do Legislativo, bem como, do Executivo.


O presidente Francisco comentou que era importante colocar em pauta tudo que estava pendente, para que, o próximo presidente recebesse os trabalhos sem pendências da gestão anterior. Francisco agradeceu aos vereadores dizendo que isso só foi possível através do apoio de todos os colegas parlamentares. 


Dentre os projetos votados e aprovados, destaca-se o PL da “Ficha Limpa”, de autoria do Ver. Hélio Coutinho de Morais onde obriga a Prefeitura de São João do Cariri comprar a fornecedores que não tenham pendências e que as empresas estejam regulares. O autor da propositura, Hélio Morais, defendeu o projeto dizendo que desta forma fica estabelecido critérios para a contratação de fornecedores na forma da lei ficha limpa, visando proteger a probidade e a moralidade na administração municipal.

O presidente Francisco Júnior lembrou que também já foi criada a lei da ficha limpa para servidores do município, e que a Câmara de Vereadores vai solicitar informações aos órgãos responsáveis de como está à aplicação da lei no município.

Outro projeto que estava nas comissões era o Projeto de lei n.º 27/2013 que trata sobre a criação de praça de taxi no município para automóveis de aluguel, na Rua João Pessoa. O projeto foi encaminhado para o Poder Executivo para que haja uma atualização da quantidade de vagas oferecidas, conforme dados do IBGE.

Ainda de autoria de Hélio Morais, o projeto que visa ajudar os estudantes universitários foi indeferido por questões de inconstitucionalidade, já que o poder Legislativo não tem competente legal para criar despesas, e sim, o Poder Executivo. O projeto fere a lei orgânica municipal. Hélio comentou que já sabia que o PL ia ser barrado, mas tinha colocado para alertar, ou até mesmo, sugerir ao prefeito que ajude os estudantes universitários. Ele lamentou que o prefeito não teve sensibilidade em não ter apresentado este projeto, por isso, ele apresentou mesmo sabendo da sua inconstitucionalidade. O projeto foi retirado de pauta.

Também foi aprovado em segundo turno, o projeto de lei que pune vereadores faltosos, descontando 10% de seus salários, por cada falta.


Ainda na reunião, o presidente Francisco Júnior requereu que a mesa diretora encaminhasse expediente à Secretaria Estadual de Educação e ao 5° núcleo regional, para que estes, em virtude da possível saída do atual Diretor da Escola Jornalista José Leal Ramos, no município, na escolha do novo Diretor, que haja uma reunião prévia com corpo docente da Escola, para que os mesmos sugiram a melhor indicação para a Escola, obedecendo principalmente requisitos técnicos. Desta forma, democratizará a escolha e o funcionamento do educandário


Já o Ver. Juber de Farias apresentou requerimento solicitando ao prefeito que tome as devidas providências para que sejam realizados os reparos necessários para o concerto dos refletores do Estádio Municipal, tendo assim, a iluminação total daquela praça esportiva.


O último requerimento apresentado foi de iniciativa do Ver. Helder Trajano que requereu que o Prefeito Municipal envie cópias do processo licitatório realizado recentemente na cidade, para locação de uma caminhoneta cabine dupla 4x4, no valor de R$ 66.000,00 (sessenta e seis mil reais), destinada para seu gabinete, em respeito à Lei de Acesso à Informação n° 12.527/11. Ele considera exorbitante o valor pago para o aluguel de um carro. 

Ainda na reunião, o presidente da Associação de Poço da Pedra e membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Edvan Farias falou de sua preocupação sobre a questão hídrica e da criação de plantios a margem do Rio Taperoá.

Edvan denunciou que estão sendo arrendados lotes para plantios de irrigação. Ele denunciou que estas plantações poderão funcionar a base de venenos causando crime ambiental. Ele pediu à ajuda dos vereadores para que haja uma fiscalização também no comércio de areia as margens do Rio. Ele acrescentou que os recursos naturais devem ser preocupação de todos.

Por último, Francisco ressaltou que ainda este mês haverão duas sessões extraordinárias alusivas ao Dia do Conselheiro Tutelar e entrega de Títulos de Cidadania, dias 18 e 29, respectivamente.
Entrevista com presidente da Associação Comunitária Edvan Fárias, falando a situação da falta d'água no Município.

CARIRI EM AÇÃO 
Marivaldo Alcântara

CÂMARA DE SÃO JOÃO DO CARIRI LIMPA PAUTA E VOTA PROJETO E REQUERIMENTOS EM DEFESA DA POPULAÇÃO CÂMARA DE SÃO JOÃO DO CARIRI LIMPA PAUTA E VOTA PROJETO E REQUERIMENTOS EM DEFESA DA POPULAÇÃO Reviewed by Francisco Júnior on 11:24 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.