Zizo Mamede: O Governo Federal e o PT – Crises e encruzilhadas


O Governo da Presidenta Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores enfrentam seus momentos mais difíceis desde janeiro de 2011. A grande dificuldade do Governo Federal não vem das manifestações desencadeadas nas ruas durante o mês de junho. Nas ruas, a parte os excessos de grupos violentos infiltrados, ressurgiram uma parte das bandeiras das esquerdas e suas lutas históricas por transporte público, saúde e educação de qualidade, segurança pública e combate à corrupção. 

Lugar comum: a crise é uma oportunidade. A questão é saber que rumo tomar na crise e em suas encruzilhadas.

Primeira encruzilhada – Os manifestantes do mês de junho, nas ruas, exigiram mais e melhores serviços públicos de transporte, saúde, educação, segurança. Mas a grande mídia, em conluio com os partidos da oposição, pautou arrocho fiscal e cortes nos gastos governamentais, em suma, menos Estado. A população quer mais da República e dos governos e não Estado-mínimo e mais mercado como pregam os neoliberais.

Os recentes aumentos na taxa de juros da economia como medida do Banco Central para o combate à inflação aumentam os gastos governamentais com a dívida pública e reduzem a capacidade de investimento em políticas públicas reclamadas pela população. 

Segunda encruzilhada – As respostas da Presidenta Dilma aos reclamos de grande parte da população enfrentam feroz oposição no Congresso Nacional, onde em tese a aliança governista teria ampla maioria. Mas a coalizão de partidos para vencer as eleições em 2010 e para dar apoio aos projetos do Governo Dilma não foi feita em bases programáticas.

O PMDB, que tem Michel Temer como vice-presidente, se propõe a servir a qualquer governo, desde Collor, Itamar Franco, FHC e Lula. Aliados como o PMDB mais chantageiam e barganham cargos do que apoiam. Com um aliado como o PMDB, quem precisa de outros inimigos?

Terceira Encruzilhada – O Governo Dilma e o PT enfrentam o desafio de disputar a narrativa sobre o Brasil da última década, porque a grande mídia e a oposição tentam apagar as grandes conquistas econômicas e sociais que incluíram dezenas de milhões de brasileiros em patamares mais elevados de cidadania e deram outra cara ao país. O fato é que as mudanças para melhor na economia e nas política sociais não foram acompanhadas de mudanças políticas e mobilização e essa despolitização agora cobra seu preço.

Para complicar a situação, as dificuldades do Governo Dilma em dialogar com os movimentos sociais criaram uma distância com as forças sociais e populares que poderiam dar apoio aberto e desinibido aos projetos do governo.

Quarta encruzilhada – O ciclo de desenvolvimento nacional liderado por Lula e José de Alencar e que Dilma Roussef dá continuidade fez muito além do imaginado e cumpriu bem as tarefas urgentes e represadas no país: pleno emprego, relativa distribuição de renda, recuperação do papel do Estado e enfrentamento ao neoliberalismo, combate a fome, retomada das obras estruturantes, protagonismo do Brasil no cenário internacional, conquistas sociais. Até aqui todo mundo ganhou, inclusive os banqueiros e os credores da dívida interna.

Mas esse modelo, pactuado fazendo largas concessões a alguns setores da elite nacional chegou ao limite e bateu no teto. As grandes reformas não foram tocadas: Reforma Política. Reforma Urbana. Reforma Fiscal e Tributária. Democratização da mídia. Reforma do Poder Judiciário. Mudança no paradigma da segurança pública.

Já está na hora de um novo ciclo de desenvolvimento para o Brasil avançar em outros níveis. Isto exige não apenas vencer as eleições gerais de 2014 e evitar os retrocessos que a grande mídia e os partidos conservadores pretendem. Exige um novo pacto político, mais à esquerda e mais próximo dos movimentos sociais, o que passa necessariamente por mudanças na práxis e nas direções do próprio Partido dos Trabalhadores.

Zizo
Zizo Mamede: O Governo Federal e o PT – Crises e encruzilhadas Zizo Mamede: O Governo Federal e o PT – Crises e encruzilhadas Reviewed by Francisco Júnior on 13:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.