Imagem de Nossa Senhora dos Milagres em Parari com seis metros

                                                                                      
Uma escultura que, contando o pedestal, tem quase seis metros de altura é a atração que pode colocar Parari na rota do turismo religioso da Paraíba. Criação do artista plástico Giu Calife, a imagem de Nossa Senhora dos Milagres é ponto de partida para a implantação do Santuário de Maria Mãe Milagrosa de Parari e está instalada no Alto do Cruzeiro, uma colina que abre uma bela visão sobre o centro da pequena cidade do cariri oriental.

“Toda comunidade tem que ter algum eixo estruturador do ponto de vista econômico. Parari tem sua caprinocultura, mas o turismo religioso pode agregar valor, incrementar uma área de prestação de serviços e gerar renda para a população”, explica o especialista em estudos de mercado, Manuel Antônio Araújo, da empresa Exatta Consultoria, que fez um estudo sobre realidade social e econômica do município.

O Cariri paraibano, cada vez mais conhecido por suas paisagens exóticas e sua forte identidade cultural, vem atraindo número crescente de turistas, paraibanos ansiosos por conhecer as belezas do estado e até estrangeiros em busca de paisagens rústicas e do encontro com a natureza. Quase todos os municípios têm atrativos cadastrados e incluídos em roteiros.

As pinturas rupestres, os sítios paleontológicos (animais pré-históricos), as pedras mágicas do Lajedo de Pai Mateus, o desabrochar à meia-noite da flor do mandacaru, a paisagem bucólica, a espiritualidade e a magia do lugar, tudo no semi-árido caririzeiro encanta o turista.

Com a possibilidade de explorar o turismo religioso, Parari entra para a lista dos municípios turísticos. Turismo religioso, segundo Arminda Souza e Marcos Vinicius Corrêa, é aquele motivado pela cultura religiosa. A característica principal deste tipo de turismo é a ida a locais que possuam conotação fortemente religiosa: visitas à igrejas e santuários, seja por peregrinação, romarias e congressos eucarísticos.

Idealizador - A imagem foi encomendada por um grupo de pararienses liderado pelo jornalista Evaldo Costa, que nasceu na cidade e fez carreira em Pernambuco. Tudo é resultado de esforço pessoal, pois não há nenhum investimento público no projeto. Houve quem contribuísse com recursos, e houve quem fizesse do trabalho braçal sua contribuição anônima.

“Embora a iniciativa tenha viés claramente econômico, a motivação inicial foi religiosa, pois todo mundo na cidade sabe que o Alto do Cruzeiro é um lugar que tem uma energia mística muito intensa. É um sítio que tem, inclusive, marcas em lajedos que a população chama de pegadas de Nossa Senhora”, esclarece.

Uma associação – Zeladores do Santuário de Maria Mãe Milagrosa de Parari – foi estruturada para articular apoios para a iniciativa. O governo da Paraíba, através do Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Costa Feliciano, será procurado nos próximos dias, com um pedido de apoio que pode iniciar com a inscrição da cidade nas rotas oficiais do estado.

“Estamos entrando em contato também com a Prefeitura, que pode ajudar muito se dotar o local do mínimo de infra-estrutura, como iluminação pública, já que tanto a imagem de Nossa Senhora quanto o velho cruzeiro ficam totalmente às escuras”, comenta Evaldo Costa, idealizador do projeto.

A iniciativa certamente terá influência participativa no desenvolvimento econômico da cidade, uma vez que os benefícios, desde a criação de empregos diretos e indiretos, aumento de renda na economia local pelo efeito multiplicador das romarias e estímulos internos a investimentos industriais nesta área de consumo religioso e cultural é notável.

Com DB
Imagem de Nossa Senhora dos Milagres em Parari com seis metros Imagem de Nossa Senhora dos Milagres em Parari   com   seis metros Reviewed by Francisco Júnior on 22:01 Rating: 5

Um comentário:

Petrúcio disse...

Parari cada vez mais entra na pilha das FALSAS TRADIÇÕES... De fato as idéias vagas do SEBRAE-PB, são captadas por esse município... Interessante como do dia para a noite, "tradições' são criadas. São João do Cariri, a HIEROPÓLIS do Cariri, que de fato contém o sagrado ( ou melhor, anos de tradições e elementos históricos que remontam o processo de ocupação e organização do território do Cariri Paraibano e do espaço paraibano) é quem deveria receber os méritos do turismo religioso (aqui fica uma crítica direta e pertinente ao povo de São João do Cariri e principalmente aqueles que se dizem "lideres, senhores detentores do poder..." que ainda não acordaram para a possibilidade de inserir São João do Cariri a nível estadual e regional, não precisa ser da forma famigerada e vaga como pensa o SEBRAE, mais poderia ser melhor aproveitado. Parari, desculpe, tradição não se inventa de um dia para o outro, e mais um símbolo do catolicismo popular como esse, totalmente inserido no imaginário do povo caririzeiro... Entendo qual a essência do pensamento do idealizador desse ... projeto meio solto, mais acredito que essa corrida louca para ter um evento no calendário regional ou ser vista pelo outros pode se dá de outra forma e não assim como vocês estão idealizando ou segundo como outros pensam... Outros elementos, aspectos, símbolos, enfim outros atrativos – que Parari e seu povo tem de sobra – podem ser melhor reconhecidos e pensados para a identidade de vocês. No mais, saudações caririzeiras...

Tecnologia do Blogger.