terça-feira, 31 de março de 2015

PRENDER A URINA É PREJUDICIAL À SAÚDE E PODE CAUSAR PROBLEMAS RENAIS

segurar-xixi-urina-faz-mal-saude.jpg

Segundo especialistas, o ideal é ir ao banheiro a cada 3 horas ou assim que der vontade. Se você, mesmo com vontade, costuma adiar a ida ao banheiro por preguiça. Está na hora de mudar esse mau hábito para evitar problemas de saúde. Reter a urina por muito tempo pode trazer sérios danos ao organismo, como o risco de infecções urinária e outros problemas renais.

A bexiga é um órgão que funciona como reservatório da urina. Ela possui um limite de capacidade, que varia para cada pessoa. Quando esse limite está prestes a ser atingido, surge a necessidade de eliminar o liquido, ocasionando a vontade de fazer xixi. Quando mantemos a urina muito tempo na bexiga, há um risco maior de desenvolver infecção a partir de bactérias que deveriam ser eliminadas do organismo e que acabam tendo mais tempo para se proliferar. A distensão da bexiga por tempo prolongado também pode causar lesão nos nervos que a controlam, causando dores e dificuldades para urinar.

Outro efeito  secundário é que o aumento constante na pressão no interior da bexiga pode levar a uma dilatação dos rins, prejudicando drasticamente a sua função. O ideal é fazer xixi a cada três horas. “Urinar é como fazer uma limpeza mecânica. A gente lava as bactérias”. Um adulto deve beber cerca de 2 litros de água por dia (3 litros no verão). Além de hidratarmos o corpo, mantemos constante limpeza no organismo. Quanto mais clara for a tonalidade da urina, mais saudável está o sistema urinário. Portanto, se você tem urgência em chegar ao banheiro, dor no pé da barriga, ardor ao fazer xixi ou percebe que a urina está avermelhada, cuidado! Você pode estar com infecção urinária e deve procurar um médico. Em homens, é comum haver ardor e dificuldade para eliminar a urina.

Nenhum comentário: