Orgulho de Santo André, vejam a redação da aluna Karol Borges: Seca no Nordeste: devastadora e impiedosa

Imagem da seca no nordeste

A região Nordeste enfrenta uma das piores secas dos últimos 30 anos, que já afeta o abastecimento de água em diversos Estados da região. Atualmente, 1.415 cidades sofrem com a severa estiagem, várias já declararam situação de emergência. Em algumas regiões não chove há quase vinte meses, o que faz com que pequenos agricultores percam suas lavouras e rebanhos.

Em alguns municípios não existe água sequer para o ser humano beber, isto é, não sobra para os rebanhos esqueléticos nem para a agricultura raquítica. A seca mudou a vida dos criadores de gado e agricultores nos municípios. Sem chuva, lavouras foram reduzidas à desertos. Debilitados pelo alimento escasso, muitos animais já estão morrendo de sede e fome, gerando verdadeiros cemitérios a céu aberto.

Não é difícil encontrar carcaças pelas estradas, pastos e riachos secos no sertão do Nordeste. Para evitar mortes, os agricultores dividem a água que recebem dos carros pipas com os animais, tiram dinheiro do pouco que recebem de sua aposentadoria ou Bolsa Família para alimentar os que restam, queimam facheiro e xique-xique para aumentar a ração escassa, e, quando as alternativas esgotam, tentam vender os rebanhos pela metade do preço que valeriam normalmente.

O drama do sertanejo só aumenta, acostumado a trabalhar a vida inteira, ser obrigado a assistir a terra sem verde, os rios sem água e seus animais morrerem independente de seus esforços, sua fonte de renda para sustentar a família definhar de fome e se deparar com duas únicas opções: esperar que o Governo tome medidas estruturadoras e concretas para aliviar os impactos da seca devastadora, e rezar para Deus ter piedade. Enquanto isso, chuva ainda é sinônimo de felicidade no Nordeste. (Karol Borges) 

Do Blog:
Karol (gênia) é aluna do professor Fabiano Araújo, ela foi aprovada em quatro vestibulares.

Orgulho de Santo André, vejam a redação da aluna Karol Borges: Seca no Nordeste: devastadora e impiedosa Orgulho de Santo André, vejam a redação da aluna Karol Borges: Seca no Nordeste: devastadora e impiedosa Reviewed by Francisco Júnior on 16:47 Rating: 5

4 comentários:

tayna disse...

muito bom parabens mesmooooooooooooooooooooooooooooo

Anônimo disse...

quanto q ela tirou nessa redação? axei muito boa

Anônimo disse...

quanto q ela tirou nessa redaçao?

iana disse...

Cara se ela passou em 4 vestibulares ... Claro que a nota dela foii bem alta !

Tecnologia do Blogger.