20 de Agosto, Dia do Maçom Brasileiro


A história da Maçonaria remonta as origens Bíblicas (II Crônicas 3), mais especificamente a época do mais sábio rei, o Rei Salomão. A Maçonaria Primitiva como é chamada tem aí sua origem, bem como seus fundamentos, visto que é na construção do Templo que o Rei Salomão erguera ao Deus dos hebreus – YHWH – que está sedimentada suas alegorias, seus símbolos e ensinamentos.

Séculos mais tarde, na Idade Média, surge a Maçonaria Operativa. Neste ponto se faz necessário explicar a origem da palavra Maçonaria, a qual provém do francês maçonnerie, que significa construção, alvenaria, e por conseguinte, a palavra Maçom provém também do francês maçon ou inglês mason e significa pedreiro.

A Maçonaria Operativa fora formada pelas guildas (coporações de oficio da Idade Média), e os seus membros eram de fato pedreiros, diga-se de passagem, eram os construtores das grandes catedrais por toda a Europa. Hodiernamente há resquícios dos tais na Ordem Maçônica, visto que o símbolo principal da Maçonaria é o Esquadro e o Compasso, bem como o cinzel, o prumo, entre outros instrumentos usados pelos pedreiros.

Posteriormente mas ainda na Idade Média, surge a Maçonaria Especulativa, sendo esta influenciada pelos ideais iluministas, e passando a acolher como membro além dos exímios pedreiros, agora exímios pensadores tais como Voltaire, Montesquieu, Rousseau, entre outros pensadores.

A Maçonaria passa a reger-se pelos princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, o qual tornou-se seu lema, e desde então estes pedreiros livres (assim são conhecidos os Maçons) tem-se empenhado na luta contra toda e qualquer forma de despotismo, e como prova disso podemos citar os movimentos encabeçados por estes, dentre os quais citamos a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão 1789, a Revolução Francesa 1791, etc., e se faz mister salientar a data que hoje comemoramos 20 de Agosto, data muito importante para o nosso País.

Pois bem, hoje é uma data de imensurável importância para a Maçonaria, e sobretudo para o nosso País. Ao contrário do que os livros didáticos nos ensinam, a Independência do Brasil não se deu as margens do Rio Ipiranga, mas deu-se a 20 de Agosto do ano de 1822 na histórica Sessão conjunta das Lojas Maçônicas “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade” no Rio de Janeiro1, e só posteriormente o então Imperador D. Pedro I, que diga-se de passagem, também Maçom, a declarou oficialmente.

Em recordação a este dia tão importante para  Maçonaria e para nosso País, é que fora fixada no ano de 1918 o dia 20 de Agosto, como o Dia do Maçom, sob a justificativa de que nessa data, que realmente a nação se tornou independente, por força e decisão da Maçonaria.

Por fim, para concluírmos o apanhado histórico sobre está data de tamanha importância para nós Maçons, e para que fiquem claros os reais objetivos da Ordem Maçônica, citamos um trecho de um texto explicativo da Ordem retirado do site da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, segue o mesmo:

A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em Lojas, nas quais, por métodos ou meios racionais, auxiliados por símbolos e alegorias, estudam e trabalham para a construção da Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança de que com Amor a Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com tolerância, virtude e sabedoria, com a constante livre investigação da verdade, com o progresso do conhecimento humano, das ciências e das artes, sob a tríade – Liberdade, Igualdade e Fraternidade 
–, dentro dos princípios da Razão e da Justiça, o mundo alcance a felicidade e a paz universal2.”

Parabéns a todos os Irmãos Maçons espalhados pelo Brasil, em especial aos Irmãos das Augustas e Respeitáveis Lojas Maçônicas Rainha do Cariri, Acácia do Cariri, Mensageiros da Paz, Estrela de São Tomé, das cidades de Serra Branca, Monteiro, Camalaú e Sumé respectivamente, que engrandecem o cariri paraibano. Parabéns meus Irmãos.


Wanderley Simões - São João do Cariri / PB 
"Que o Soberano Grande Arquiteto do Universo abençoe e ilumine a todos".
20 de Agosto, Dia do Maçom Brasileiro 20 de Agosto, Dia do Maçom Brasileiro Reviewed by Francisco Júnior on 11:03 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.