Inscrição do Empreender Paraíba pode ser feita pela NET


Click aqui e se inscreva 

Criado pela Lei 9.335, de 25 de janeiro de 2011, o Empreender PB é uma política pública de microcrédito que tem como prioridade o fomento ao empreendedorismo e a inovação através da concessão de crédito orientado aos empreendedores individuais ou a grupos organizados.

Para operacionalização dessa política, criou-se, como instrumento de fontes de recursos, o Fundo Empreender PB. Esse passa a receber 1,5% de todos os pagamentos efetuados pelo Estado a seus fornecedores de produtos ou serviços, no valor de 4  (quatro) salários mínimos por pagamento. Com isso, o programa pode gerar acesso a crédito aos pequenos empreendedores, grupos organizados, associações, núcleos de indução produtiva e as Micro e Pequenas empresas que fornecem produtos e serviços ao Estado da Paraíba, gerando um pacote que envolve acesso a tecnologias sustentáveis de produção, qualificação, assistência técnica, acesso à logística de distribuição e a segmentação de novos mercados, potencializando o crescimento dos negócios e as vocações econômicas de cada região do Estado e, consequentemente, melhorando a distribuição de renda na Paraíba.

A integração da capacitação com o crédito e a assistência técnica, num processo de crédito orientado, é a base da estratégia do projeto. Assim, a articulação e a integração do Governo do Estado com os demais parceiros são elementos fundamentais para o êxito do mesmo.

O Empreender PB irá desenvolver suas atividades dentro das seguintes linhas basilares: o empreendedor individual, os núcleos associados de produção, o apoio às micro e pequenas empresas (MPE) e  a grupos vulneráveis socialmente.

A gestão do programa será feita através de sistema informatizado de acompanhamento, que permita a correção de rumos durante sua realização.

Também será desenvolvido um sistema de monitoramento utilizando-se ferramentas de pesquisa e através de visitas de acompanhamento dos técnicos e consultores aos beneficiários do programa.
Serão avaliadas todas as etapas do Programa desde a divulgação, inscrição, seleção, capacitação até o encaminhamento do Plano de Negócios ao Conselho Gestor, operações de crédito, culminando com a assessoria técnica pós-crédito.

O grande foco será a apuração de resultados efetivos obtidos pelo programa no que tange à geração de empresas e sua sobrevivência ao longo do tempo, à criação e manutenção de posto de trabalho, ao retorno do investimento e o nível de adimplência nas operações financeiras, a contribuição do processo de capacitação para o sucesso dos negócios, etc.

Quanto ao fomento ao desenvolvimento de grupos de negócios produtivos, o programa irá seguir a linha de operação do Empreender –JP, tomando como base as ações de seleção de beneficiados com o microcrédito individual. Os valores das liberações serão periódicos, onde haverá seleção dos inscritos no programa e qualificação para os empreendedores selecionados.

No entanto, estaremos priorizando a seleção de grupos de empreendedores individuais que desenvolvem uma lógica de produção individualizada, unitária, recebendo o crédito também de forma individualizada, mas que passam a operar o acesso a mercados de forma coletiva através de grupos de comercialização coletiva, priorizando com isso a dinamização de arranjos produtivos locais que poderão migrar tornando-se cooperativas de produção.

Quanto ao fomento a núcleos de indução produtiva, o programa buscará identificar grupos de produção organizados no Estado, com o intuito de identificar projetos que possuam característica de capital social, que é como um produto, serviço ou processo que serve como base de um negócio altamente escalável, gerando um volume de riqueza bem maior do que o investimento necessário para iniciá-lo. Após a seleção dos negócios, o programa irá desenvolver um plano de investimentos e de geração de negócios de forma a dar condições de competitividade operacional e gerencial.

Nessa modalidade de fomento, o Empreender pode desenvolver uma estratégia de formação de capital social como empreendimento conjunto que seria uma associação de pessoas jurídicas, definida ou não, com fins lucrativos ou não, para explorar determinado(s) negócio(s), sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.

Em relação ao fomento a negócios sociais, o programa trabalhará com grupos que pertençam a segmentos vulneráveis socialmente como; Beneficiários do Bolsa Família, Egressos do Sistema Prisional; Mulheres em Situação de Violência; Indígenas; Quilombolas e Jovens.

O Empreender PB irá, através de parcerias, capacitá-los, orientá-los e acompanhá-los tecnicamente no desenvolvimento de atividades produtivas, objetivando a geração de emprego, renda e inclusão social.

No que tange ao fomento a compras governamentais através de MPE’S paraibanas, será criada uma linha de crédito direcionada a atender às necessidades financeiras das pequenas e médias empresas fornecedoras exclusivamente paraibanas, que tenham recursos a receber através de licitações públicas do Estado.

O desenvolvimento do Programa e seu processo de gestão passarão a ocorrer no âmbito da Subsecretaria Executiva do Empreender PB, que atuará como responsável pela operacionalização e administração das medidas necessárias à implementação do Programa através do Fundo Estadual de Apoio ao Empreendedorismo- Fundo Empreender.

Para a correta operacionalização do programa e cumprimento à lei de criação do mesmo, haverá a necessidade da criação do Conselho Gestor do Empreender PB, que auxiliará no estabelecimento de critérios e fixação de limites globais e individuais para a concessão dos financiamentos e subvenções sempre observando a disponibilidade do Fundo. 
Inscrição do Empreender Paraíba pode ser feita pela NET Inscrição do Empreender Paraíba pode ser feita pela NET Reviewed by Francisco Júnior on 00:31 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.