Pesquisas e registros audiovisuais de histórias do município de Boa Vista, região metropolitana de Campina Grande, começaram a ser feitas através do projeto "Boa Vista conta História", que reunirá contos e situações vivenciadas e compartilhadas no município por boavistenses e moradores da região.
O projeto visa produzir três documentários que serão submetidos ao XVII Festival Internacional de Cinema de Ourense (Espanha), de um total de 10 histórias que serão exibidas no "XVIII Ponte... nas Ondas", evento que será realizado em Boa Vista e transmitido pela TV da Universidade de Vigo (Espanha).
As participações em instituições estrangeiras é possível devido a parceria que a Escola Estadual Teodósio de Oliveira Lêdo, em Boa Vista, mantém através de cooperações entre as escolas de Galiza na Espanha, do norte de Portugal e de outros países.
Histórias como a do misterioso retirante “João Quinada”, que chegou ao povoado de Boa Vista em novembro de 1947 e faleceu em dezembro de 1992 e mesmo passando 45 anos na cidade, ninguém soube seu verdadeiro nome e sua origem, mas teve ao longo da vida “protetores” e muitos relatos dos moradores que o conheceram como pessoa excêntrica, sendo revivido através de encenações dos alunos durante a narrativa dos contadores entrevistados.
O olhar apaixonado dos registros fotográficos do professor boavistense Egberto Araújo, do curso de agronomia da UFPB permitiu fazê-lo contar de forma visual a história da fauna e flora da região, relatando as particularidades do bioma Caatinga e sua sustentabilidade.
A história do Padre Tranquilino de Araújo Rosa que faleceu em 1863 também é foco de um registro audiovisual revivido com encenações de alunos e relatos de contadores. O mesmo teve a sua sina de ser enterrado naquele lugarejo, mesmo tendo renegado a região com a famosa frase “Não passo neste lugar nem morto” e tal sentimento faz ainda hoje, pessoas na cidade não aceita-lo bem. Este registro terá cenas no mosteiro da cidade de Olinda-PE, local de formação religiosa do padre.
As outras histórias narradas por contadores ocorrerão ao longo do mês de maio, e exibição de todo o trabalho editado será no dia 31 de maio com a presença de todos participantes desta jornada boavistense na "XVIII Ponte... nas Ondas", evento que contará com apresentações de Eloisa Olinto e Armorial Cordas de Caroá.
O projeto "Boa Vista conta História" é organizado pela Coordenação de Cultura da Prefeitura de Boa Vista e conta ainda como parceiras a Escola Municipal Francisca Leite, Escola Estadual Teodósio de Oliveira Lêdo, Universidade Federal de Campina Grande (Arte e Mídia), estudantes que participam do projeto "Pontão de Cultura" e toda comunidade.
Assessoria de Imprensa - PM Boa Vista
Antonio Izidro
Projeto resgatará e fará registro audiovisual de histórias em Boa Vista, com apoio da prefeitura
Reviewed by Francisco Júnior
on
17:50
Rating:
Nenhum comentário:
Postar um comentário