Estado vai distribuir 5 milhões de camisinhas e lubrificantes no Carnaval



A Secretaria Estadual de Saúde (SES) vai distribuir cinco milhões de preservativos durante as prévias e o Carnaval em todo o estado. Essa é a mesma quantidade de sachês com gel lubrificante. No ano passado foram notificados 305 casos de Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida) na Paraíba.

Em 2010, foram 395, ou seja, 90 ocorrências a menos se comparado com o ano anterior. João Pessoa e Campina Grande ainda continuam sendo os municípios com maiores índices da doença.

Conforme dados da SES, 110 pessoas morreram em 2011, sendo 78 homens e 32 mulheres. A Secretaria de Saúde disponibilizou 58.533 exames Bio-manguinhos, também denominado de testes rápidos (resultado em 15 minutos). No entanto, apenas 51.740 foram realizados. A gerente operacional das DSTs, Aids e Hepatites da SES, Ivoneide Lucena, comentou que o preconceito ainda impede que as mulheres procurem uma unidade de saúde para solicitar exames para diagnóstico da doença.

De acordo com Ivoneide Lucena, as camisinhas serão encaminhadas para as gerências de saúde dos municípios que deverão distribuir o material com a população. Com a camisinha também serão dados sachês com gel lubrificante. “Antes de participar das festas carnavalescas, as pessoas podem passar nas secretarias municipais e obter qualquer quantidade de preservativos”, afirmou.


A gerente também explicou que muitas mulheres só acabam descobrindo a doença a partir do momento que realizam exames do pré-natal. Após a confirmação da doença, o paciente é encaminhado para unidades de referência de tratamento da doença. Em João Pessoa, a gerente contou que o Hospital Clementino Fraga, no bairro de Jaguaribe, e o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) são oferecidos todo o tratamento. Em Campina Grande, o Hospital Universitário.

Uma pessoa pode adquirir o vírus e passar anos sem desenvolver a doença, segundo comentou Ivoneide Lucena. “Não adianta fazer o exame rápido um ou dois dias após a relação sexual porque é necessário um tempo de 29 dias para apontar ou não a doença. É o que chamamos de janela imunológica”, disse, acrescentando que o resultado só aponta a presença do vírus um mês anterior. Ela destacou que os jovens entre 15 e 29 anos ainda são as pessoas que mais adquirem a doença porque evitam usar o preservativo acreditando que poderá não adquirir a Aids.

SES planeja ações para combater Aids

Nos próximos dias 17 e 18, terça e quarta-feira deste mês, a SES irá reunir cerca de 100 representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) que trabalham no combate a AIDS, gerências de saúde municipais e de serviços específicos da doença. Serão oferecidas palestras e oficinas de enfrentamento a AIDS na Paraíba. A finalidade é desenvolver metas para combater essa patologia. Os quites (pasta com materiais educativos e preservativos) que serão entregues aos participantes estavam sendo preparados na manhã de ontem na SES, no bairro da Torre.

Formas de prevenção

-Uso de preservativos nas relações sexuais;
-Não compartilhar seringas ou agulhas. Uso correto de material descartável;
-Tomar cuidado com transfusões de sangue;
-Usar alicates ou instrumentos cortantes pessoais

Ranking dos municípios com casos de Aids na PB em 2011

-João Pessoa: 114
-Bayeux: 24
-Santa Rita: 21
-Campina Grande: 14
-Sapé: 10
-Patos e Guarabira: 8
-Alhandra, Cabedelo, Mamanguape e Pedras de Fogo: 7

Estado vai distribuir 5 milhões de camisinhas e lubrificantes no Carnaval Estado vai distribuir 5 milhões de camisinhas e lubrificantes no Carnaval Reviewed by Francisco Júnior on 00:07 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.