Um levantamento feito pelo site DE OLHO NO CARIRI atesta que mais de 13 cidades do Cariri tem casos de AIDS registrados. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde.
Na região, mais de 70 casos da doença estão registrados no sistema de controle do Ministério da Saúde, mas esse número deve ser muito maior.
Segundo o médico Gustavo Tomaz, da Secretaria de Saúde de Serra Branca, esse quantitativo é defasado, pois muitos ainda têm um grande tabu com relação à doença e insistem em não aceitá-la.
O Ministério da Saúde apenas contabiliza os casos confirmados de AIDS, mas há pessoas que tem o vírus e pode proliferá-lo caso não o reconheça. Enquanto na Paraíba há hoje 4.762 casos da doença, estima-se que mais de 10 mil pessoas sejam portadoras do vírus HIV.
Apesar do preconceito, o médico Gustavo Tomaz alerta que a melhor coisa a se fazer ainda é assumir o problema e tratá-lo. “Hoje temos coquetéis disponibilizados pelo próprio SUS que devidamente utilizados proporcionam uma vida normal àqueles que querem seguir corretamente o tratamento”.
As cidades do Cariri com maior número de casos registrados de AIDS são Boqueirão e Monteiro, com 13 pessoas em tratamento. Ontem foi o dia mundial de luta e combate a AIDS.
Confira os casos de AIDS confirmados por cidade do Cariri:
Serra Branca: 9 casos
Sumé: 10 casos
Monteiro: 13
Taperoá: 4
Boqueirão: 13
Boa Vista: 6
Cabaceiras: 5
Coxixola: 1
Camalaú: 3
Ouro Velho: 5
Santo André: 1
Parari: 1
Livramento: 2
De Olho no Cariri
Cariri tem mais de 70 casos confirmados de AIDS; Veja levantamento por município
Reviewed by Francisco Júnior
on
10:29
Rating:
Nenhum comentário:
Postar um comentário