Acompanhar o processo de alfabetização das crianças do município, criar materiais para disseminar a mobilização – como jornal informativo, cartazes e vídeo institucional –, divulgar a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e elaborar de Projeto de Lei para instituir o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação são algumas das estratégias a serem adotadas pelos mobilizadores da cidade cearense de Redenção, localizada a 55 km de Fortaleza, com o intuito de aproximar familiares e educadores. As ações de incentivo à interação família-escola-comunidade serão reforçadas no município, ainda, com o ciclo de 18 palestras nas escolas, programado para ter início no dia 1º de dezembro.
Essas e outras atividades foram planejadas durante a primeira reunião do Comitê de Mobilização de Redenção, realizada no dia 25 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME). Na oportunidade, o Comitê – composto por líderes religiosos, representantes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), educadores e gestores de escolas municipais –, elaborou o Plano de Ação a ser implementado na cidade, com base nas orientações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE).
O Comitê de Redenção conta também com o apoio da secretária de Educação, Ana Paula Fonseca, e da professora e coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva da SME, Conceição Mesquita. O grupo de mobilizadores foi instituído durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Redenção em parceria com o Ministério da Educação (MEC), nos dias 27 e 28 de setembro.
Oficina de Formação de Mobilizadores
Cerca de 80 pessoas estiveram reunidas nos dois dias do evento de capacitação, que contou com a participação de gestores escolares, técnicos da SME, representantes de pais, do Conselho Tutelar, do Conselho do FUNDEB e de veículos de comunicação locais, além de autoridades do município, como a prefeita Francisca Torres Bezerra-Cimar, a secretária municipal de Educação, vereadores e secretários de outras pastas. A Oficina teve como objetivo apresentar o Plano de Mobilização Social pela Educação e orientar os participantes a incentivarem a interação família-escola-comunidade em Redenção.
As exposições da Oficina de Formação foram conduzidas pelo representante do MEC, Sérgio Benedito Maia. Para apresentar o PMSE, Sérgio Maia enfatizou a lógica da mobilização, que busca envolver diversos setores da sociedade em prol da garantia do direito de aprender de todos e de cada um dos brasileiros. O representante do Ministério da Educação forneceu também sugestões de como aplicar as orientações do PMSE de acordo com o público a ser mobilizado.
Para conscientizar os participantes sobre a realidade educacional brasileira, Sérgio Maia apresentou panorama da educação no País, incluindo dados sobre os avanços e os desafios a serem superados. Os participantes foram orientados também a acessar os sistemas de consulta dos principais programas do poder público de apoio à Educação, bem como a conhecerem e divulgarem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas do município.
Leia mais sobre a Oficina de Formação de Mobilizadores em Redenção no blog da Secretaria Municipal de Educação.
Acesse aqui o Plano de Ação elaborado pelo Comitê de Mobilização do município cearense.
Conheça o folder distribuído pelos mobilizadores na comunidade para incentivar a interação entre pais e educadores.
Redenção (CE) elabora plano de ação para aproximar famílias e educadores
Reviewed by Francisco Júnior
on
17:51
Rating:
Nenhum comentário:
Postar um comentário