Barrado em 2010, Cássio Cunha Lima toma posse no Senado nesta terça

   

Tomará posse nesta terça-feira (8), no Senado, o primeiro dos três senadores eleitos no ano passado e barrados pela Lei da Ficha Limpa na hora de assumirem os mandatos.
O tucano Cássio Cunha Lima (PB) chega ao Congresso à véspera do julgamento, pelo STF (Supremo Tribunal Federal), da validade desta lei para as eleições municipais de 2012.
Dias atrás, o STF também determinou a diplomação imediata do senador João Capiberibe (PSB), outro considerado inelegível pelos critérios da Ficha Limpa. Com isso, Wilson Santiago (PB) e Gilvan Borges (AP) serão despejados do Senado. Como ambos são peemedebistas do grupo do líder Renan Calheiros (AL) e do presidente do Senado, José Sarney (AP), a troca reduz o cacife de poder da dupla.

A perda de dois aliados numa bancada de 19 parlamentares pode parecer pouco expressiva, mas no caso do PMDB ameaça alterar a correlação interna de forças. É que Renan e Sarney já assumiram o comando da bancada este ano sob contestação de um grupo de seis novatos. Somadas a eles as dissidências permanentes dos senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Pedro Simon (RS), este grupo ficou conhecido como o “G8 do Senado” – em referência às oito maiores economias do mundo, representadas pela sigla.

Embora o líder e o presidente do Congresso tenham se esmerado em conquistar o apoio dos integrantes do G8 com relatorias de projetos importantes nos últimos meses, a perda de dois votos pode ser decisiva mais adiante, na sucessão da dupla.

Renan já está em campanha pela presidência do Senado nos bastidores, mas, se o cenário atual se mantiver, ele terá de enfrentar pelo menos um concorrente: o senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Na contabilidade política dos partidos, quem agrega força com a posse de Cunha Lima é o senador tucano Aécio Neves (MG). Na mesma linha do presidenciável tucano, Cássio chega entoando o discurso de que o partido não pode reproduzir, nacionalmente, a divisão interna de São Paulo.
- O que farei de forma modesta é tentar mostrar que, para sermos um partido verdadeiramente nacional, precisamos sair do conflito paulista.

Ele se diz convencido de que o grande confronto PSDB versus PT, que pauta a política paulista, não é verdadeiro para todo o País e propõe ao tucanato que amplie as alianças, tal como defende e pratica Aécio em Minas Gerais. Assim como o PSDB mineiro, o paraibano também tem parcerias com dissidentes do PT, com o PSB, o PDT e o PTB.

- São Paulo é importantíssimo e terá peso decisivo, mas existe uma outra metade do Brasil com realidade e visão diferentes sobre alianças.
Barrado em 2010, Cássio Cunha Lima toma posse no Senado nesta terça Barrado em 2010, Cássio Cunha Lima toma posse no Senado nesta terça Reviewed by Francisco Júnior on 20:18 Rating: 5

3 comentários:

Anônimo disse...

É CASSIO DE VOLTA E MARCONE MEDEIROS EM 2012 !!!

mylla são jõao do cariri disse...

parabéns cassio vc merese isso e muito mais o senado é seu e n tem quem tome hehehhhehehheeheh

mylla são jõao do cariri disse...

parabéns cassio vc merese isso e muito mais o senado é seu e n tem quem tome hehehhhehehheeheh

Tecnologia do Blogger.