Empresa investigada pela Policia Federal atuou em São João do cariri

 

As empresas envolvidas na Operação Gasparzinho e que são alvo de investigação são a Alserv Contrutora Ltda; Gima Construções e Incorporações Ltda; EMS Empresa de Manutenção Serviços e Construção Ltda; G 50 Serviços Construções e Locações Ltda; Esteng Serviços Técnicos de Engenharia e Arquitetura Ltda; e Cordeiro Guedes Construtoras Comércio Ltda.

Todas as seis empresas são registradas na Paraíba. Elas atuavam nas 35 prefeituras e movimentaram mais de R$ 23 milhões. As investigações estão sendo comandadas pela Polícia Federal, Controladoria Geral União e Procuradoria da República. 

Sete pessoas foram presas e pelo menos dez veículos de luxo foram apreendidos. A identidade dos presos é mantida sob sigilo.

Veja onde algumas delas atuavam

Uma das empresas, a EMS Empresa de Manutenção, Serviços e Construção Ltda, no período de 2008 a 2011 teve mais de 300 licitações aprovadas em Areia, Borborema, Caturitê, Coremas, Dona Inês, Junco do Seridó, Lucena, Mogeiro, Riacho do Poço, Salgado de São Felix, Sapé, Cacimba de Dentro, Rio Tinto, Pedro Régis e Alagoa Grande.

Já a Al Serv Construtora Ltda, teve participação em uma licitação na UFPB, mas não foi aceita por ser considerada sem capacidade para realizar as obras. A empresa foi aprovada em 243 licitações entre 2008 e 2011 nos municípios de Serra da Raiz, São Bentinho, Santa Luzia, Pilões, Monteiro, Mogeiro, Lucena, Juarez Távora, Gurinhém, Desterro, Camalaú, Cajazeirinhas, Cacimba de Dentro, Caaporã, Brejo do Cruz, Barra de Santana, Aroeiras e Algodão de Jandaíra.

Outra empresa, a G 50 Serviços, Construções e Locações Ltda venceu 108 licitações no periodo de 2008 a 2011 nos municípios de Aroeiras, Cabedelo, Cacimba de Dentro, Lagoa Seca, Mamanguape, Mataraca, Pedro Régis, São João de Caiana e Sapé.

A Gima Construções e incorporações ganhou 189 licitações no mesmo período e atuou em obras nas cidades de São João do Cariri, Santa Luzia, Pilões, Patos, Monteiro, Mataraca, Juarez Távora, Gurjão, Cabedelo, Caaporã, Brejo do Cruz, Barra de Santana, Aroeiras, Areial e Algodão de Jandaíra. 

De acordo com as investigações, o grupo criminoso agia nos municípios de Alagoa Grande, Boa Vista, Mamanguape, Patos, Pilar, Pitimbu, Santa Rita, Santo André, Sumé, Algodão de Jandaíra, Brejo da Cruz, Caaporã, Lucena, Monteiro, Riachão do Bacamarte, Araçagi, Arara, Areia, Bayeux, Cabedelo, Caturité, Coremas, Cruz do Espírito Santo, Damião, Gurjão, Aroeiras, Cuitegí, São Bento, Areia de Baraúnas, Conde, Jericó, Juripiranga, Pedras de Fogo, Pombal e Serra Branca.

A operação investiga, ainda, se há participação de servidores públicos no esquema criminoso.

As investigações apontaram que as empresas seriam de fachada, registradas com nome de laranjas ou em nomes fictícios, criados a partir de nomes de pessoas. No esquema, licitações eram fraudadas, impostos sonegados e bens obtidos com o lucro dos crimes cometidos eram ocultados.

A documentação das empresas era obtida junto aos órgãos públicos de mais de um estado da federação. utilizados.

Os presos responderão pelos crimes de crimes de formação de quadrilha (artigo 288, do CPB), fraudes à licitação (Lei 8.666/93), falsificação de documentos e sua posterior utilização (artigos 298, 299 e 304 do CPB), sonegação de tributos (Lei 8.137/90) e lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98).

O nome da operação foi dado em razão de a quadrilha utilizar para perpetração de seus crimes verdadeiros fantasmas



Vitrine do Cariri
Pollyana Sorrentino (Correio)

Empresa investigada pela Policia Federal atuou em São João do cariri Empresa investigada pela Policia Federal atuou em São João do cariri Reviewed by Francisco Júnior on 02:07 Rating: 5

7 comentários:

Anônimo disse...

EITA VEM BOMBA AI.....SAO JOAO DO CARIRI LAMENTAVELMENTE TÁ NESSA LISTA NEGRA SE INVESTIGAR VAI ACHAR MUITO MAIS NA PREFEITURA....E O POVO QUE SE F....

Anônimo disse...

o pior é que agente nao ve uma obra na cidade,onde esta esses dinheiro ,puxa vida ,essa gete tem que paga pelo que faz e pelo que deixa de fazer, o resto é so ignorança pru lado da gente da cidade e do sitio

Anônimo disse...

Deveriam investigar tambem , o concurso publico desta cidade que foi fraudulento ,e todo mundo so a justiça e o ministerio publico da cidade que nao ve...passei e me passaram pra tras,os vereadores tem que se pronunciar

Anônimo disse...

O ADMINISTRAÇÃO CORRETA,E AINDA QUEREM COLOCAR OS MEDEIROS DE NOVO.TANTO FAZ UM OU OUTROS SAO TUDO IGUAL ,E CADE AS OBRA DESTA CIDADE,A UNICA OBRA DESTA CIDADE EU AJUDEI A CONTRUI AQUI NO URUÇU PASSANDO O DIA NO SOL ,E DEPOIS BOTARAO UMA PLACA RIDICULA.SE LIGA SAO JOAO MEDEIROS MAIS NAO.

Anônimo disse...

e agora betoooooooooo??????????????

Hornyhelthow Lucas disse...

Francisco, eu indico esse blogger http://www.sedentarioseociosos.com/

É de um cara daqui mesmo!

Anônimo disse...

Acho muito importante as coisas que esse site mostra ,porque nao esconde o que esta acotecendo aqui,muito bom,parabens ,mais ninguem merece esta vergonha levaram os dinheiro das obras porque aqui mesmo nao tem nem uma obra,acho que foi o fantasma gaspasinho.

Tecnologia do Blogger.