Casa cheia: Câmara de São João do Cariri reinicia suas atividades


Após dois meses de recesso, a Câmara Municipal de São João do Cariri reiniciou suas atividades parlamentares com sessão ordinária, sob a Presidência do Vereador Francisco Júnior. A reunião aconteceu na noite desta sexta-feira (7).

Compareceram a reunião os vereadores Francisco Júnior, Ademarcos, Helder Trajano, José Robson, Juber Ramos, José de Assis, Hélio Morais, José Flávio e Alberto Gaudêncio. Já a população são-joanense esteve participando da reunião, onde acompanhou de perto os trabalhos dos vereadores são-joanenses. O público presente, representado pelo presidente da Associação Comunitária Rodrigo Farias, aproveitou para cobrar ações efetivas para aqueles que mais precisam.


Da ordem do dia, destacou apresentação do Projeto de lei – 01/2014, de autoria do executivo, onde cria o Prêmio de Qualidade da Atenção Básica. O presidente Francisco comunicou que o projeto será encaminhado as comissões e poderá ser emendado pelos parlamentares.



Logo após, a apresentação do PL 01/2014, o presidente Francisco Junior facultou a palavra para os vereadores. O ver. Juber de Farias iniciou sua fala cobrando o apoio do governo municipal para os estudantes universitários. Ele disse que estava desmotivado porque apresentava requerimentos e não estava sendo atendido pelo executivo municipal. 


Juber aproveitou para parabenizar o trabalho do ex-secretário Isaac, demitido recentemente. Juber lamentou que não haja uma comunicação com os vereadores de oposição.

O ver. José de Assis (Titiu) utilizou a tribuna falando que a população podia contar com o parlamentar. O ver. Oposicionista Adimarcos desejou sucesso aos seus colegas durante os trabalhos legislativos.


O ver. Robson Brito cumprimentou a todos os presentes. Ele disse que estava feliz por ver a câmara lotada neste primeiro dia de trabalho. Robson cobrou à construção de uma quebra-mola em frente à escola localizada a comunidade de uruçu, já que, as aulas serão iniciadas, e com este quebra-mola evitaria acidentes com alunos.

 Ele acrescentou, dizendo que na reunião realizada na comunidade da macambira, os alunos cobraram um transporte para que aos alunos pudessem estudar na sede do município. Ele disse que o problema não foi resolvido por conta das condições da estrada. O parlamentou lembrou que esteve com o vereador Francisco em João Pessoa para cobrar solução para os problemas da operadora OI no município, e que os mesmos conseguiram resolver tal problema.


Já o ver. Hélio Morais disse que concordava com o Ver. Juber e Robson com relação às cobranças apresentadas em 2013 e que não obtiveram resposta do executivo. Ele disse que acreditava que não adiantava apresentar requerimentos. Hélio fez um apelo ao prefeito em relação ao transporte universitário. Segundo o vereador, o prefeito não vai disponibilizar transporte universitário. Hélio disse que se fosse necessário iria até o Ministério Público para garantir o direito dos universitários, já que há um decreto ministerial autorizando a utilização dos ônibus para transportar os estudantes, desde que, o legislativo municipal autorize o executivo local. “Como é que os estudantes pobres podem pagar transportes para Campina Grande”, acrescentou o parlamentar.

Ele comentou que a prefeitura fechou algumas escolas do município. Segundo Hélio, o prefeito voltou atrás e reabriu alguns educandários. Ele apelou pedindo ao executivo para que o Tele-centro fosse reaberto, haja vista que a população precisa deste serviço.
“A oposição está disposta para apresentar instrumentos para ajudar o executivo, buscando ajudar o município a se desenvolver”, desabafou Hélio.

Hélio Morais defendeu a implantação de uma universidade, onde iria alavancar o desenvolvimento, atraindo centenas de estudantes, trazendo desenvolvimento educacional e econômico no município.

Ainda na reunião, o ver. Helder Trajano pediu para que o prefeito desse mais atenção as ações dos vereadores. Ele também ratificou seu apoio na busca de um transporte para os universitários.


O grande momento da reunião foi o pronunciamento do presidente Francisco Junior. Durante alguns dias ele não estaria satisfeito com o Prefeito Marcone Medeiros, haja vista, que houve algumas modificações no governo municipal e o presidente aliado do prefeito não teria sido consultado para tais mudanças.

Francisco Júnior iniciou sua fala cumprimentando a população presente. Ele convidou a população para que pudessem participar de todas as reuniões, acompanhando as atividades legislativas.

Segundo o vereador, quando existiam perseguições da gestão anterior, o parlamento se silenciava. Francisco disse que mesmo sido eleito pela situação não se rendeu ao executivo. Ele disse que antes de ser vereador era conselheiro, era líder comunitário e que isso não iria deixá-lo rendido ao prefeito. Em relação à demissão do secretário de educação Isaac, o vereador Francisco disse que não concordava com a atitude do Prefeito Marcone Medeiros. Ele disse que o secretário foi demitido sem ao menos ser comunicado pelo prefeito e que o parlamentar não concordava e não vai concordar. Ele disse que o prefeito não foi justo com a posição adotada.

“Isaac fez um grande trabalho com inúmeras ações que estavam melhorando a qualidade da educação do município. É lamentável que tenha sido demitido sem sequer ter sido comunicado. Infelizmente tenha acontecido tal atitude”, desabafou o presidente.

Francisco destacou a participação do PT local na campanha e eleição do Prefeito Marcone. “Ele sabe da nossa contribuição neste processo. O homem se mede com atitudes, referenciando o prefeito. Não estou rompendo, mas sim, o prefeito está rompendo com a população”, lembrou.  Em relação a eleição da nova diretoria da Câmara de  Vereadores "Casa Vereador Joaquim Tavares, Francisco Júnior antecipou a eleição para próxima quarta-feira (12), onde disputa a presidência o ver. Helder Trajano. Francisco aproveitou para anunciar o seu apoio incondicional ao Ver. Helder.

Por fim, Francisco acrescentou dizendo que os vereadores têm grandes desafios a serem vencidos, como por exemplo, acompanhar e fiscalizar a execução das ações da Prefeitura de São João do Cariri, principalmente no que concerne a aplicação dos recursos voltados para saúde, educação, transporte, agricultura, ação social e tantas outras políticas públicas que venham contribuir com a população. Ele disse, ainda, que está preparado para mais um ano de muito trabalho e grandes desafios.

Confira mais imagens:
http://www.caririemacao.com/2014/02/camara-de-sao-joao-do-cariri-reinicia.html 
Casa cheia: Câmara de São João do Cariri reinicia suas atividades Casa cheia: Câmara de São João do Cariri reinicia suas atividades Reviewed by Francisco Júnior on 12:13 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.