Luiz Couto sugere maior empenho das autoridades no combate à impunidade


Parlamentar também criticou os que usam a violência para silenciar jornalistas

O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou, no plenário da Câmara Federal, matéria em que um grupo de 16 especialistas independentes - do Conselho de Direitos Humanos da ONU - pede que o órgão e seus estados-membros adotem um papel mais central na luta contra a impunidade.

"Os especialistas afirmam que acabar com a impunidade requer análise, julgamento e punição, e nenhuma outra instituição internacional é melhor do que a Organização das Nações Unidas para contribuir efetivamente para esse objetivo", destacou.

Couto lembrou que, no Brasil, a pesquisa sobre impunidade aponta que nove defensores dos direitos humanos e sete jornalistas foram assassinados em 2012 por denunciarem abusos. Acrescentou que em 2013, mais de 200 pessoas foram presas durante manifestações ocorridas a partir do mês de junho. "Até o momento, informa o relatório, não houve nenhum resultado concreto sobre a violência policial durante esses eventos".

O parlamentar ressaltou que além de ter ficado em 10º lugar no índice de impunidade de 2013, o Brasil também se tornou um dos mais perigosos do mundo para jornalistas. "Quatro profissionais foram mortos em 2013. Entre as vítimas estão o apresentador de rádio e repórter de jornal, Rodrigo Neto, e seu colega, o fotógrafo freelance, Walgney Assis Carvalho. Os dois cobriam a editoria de crime no Sudeste de Minas Gerais. Enquanto isso, nove casos de jornalistas atacados e mortos por seu trabalho na última década ainda precisam ser elucidados".

Luiz Couto sugeriu maior empenho das autoridades e dos serviços de segurança para combater a impunidade, as forças paramilitares, os grupos de extermínio, as organizações criminosas, bem como policiais civis, militares e agentes penitenciários que trabalham para o crime organizado, "exigindo transparência e prestação de contas de todos os gestores públicos e privados".

"O atual ciclo de violência e impunidade somente terminará quando aqueles que usam a violência para silenciar jornalistas forem levados à Justiça", completou.


Ascom
Luiz Couto sugere maior empenho das autoridades no combate à impunidade Luiz Couto sugere maior empenho das autoridades no combate à impunidade Reviewed by Francisco Júnior on 15:09 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.