Mosaico Cultural do Semiárido: Projeto na VI Exposição Cientifica e Cultural em São João do Cariri destaca elementos da sabedoria popular cantada por Júnior Cordeiro



Na última sexta-feira (23/11/12) a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos da cidade de São João do Cariri realizou mais uma edição da Exposição Científica e Cultural, mais precisamente a VI edição deste evento que teve como temática central, o Semiárido.

Entre os vários trabalhos e projetos apresentados pelos professores e alunos da escola, o projeto elaborado pelas professoras da disciplina de língua portuguesa: Patrícia de Farias e Gabriela Araújo, o qual tinha como título: São João do Cariri en(canta) com versos de Júnior Cordeiro, apresentou outra leitura, um “olhar” diferente do habitual sobre o que seria o semiárido a partir da leitura poética e musical do cantor e compositor de São João do Cariri, Júnior Cordeiro.

O projeto teve como preocupação, demonstrar – e entender – o semiárido e o Cariri Paraibano de um modo específico, como um verdadeiro mosaico cultural, composto por diversos elementos e aspectos que constitui o semiárido. O grupo de alunos liderados pelas professoras buscou retratar e correlacionar de forma didática todo legado cultural do semiárido – e do Cariri especificamente – composto por mitos, crenças, costumes, tradições, religiosidades entre outros, com os aspectos contidos nas letras das músicas e poesias do artista sãojoense que expressa em sua arte a preocupação para com a preservação e valorização dos elementos culturais e tradicionais do semiárido.

A apresentação foi dividida em quatro momentos principais onde alguns dos elementos caracterizadores da cultura do caririseiro foram expressos ao público, como o imaginário mítico e lendário do Cariri, através das histórias da caipora, da botija e da tocha de fogo. O conhecimento popular representando pela figura do homem da cobra, personagem de uma das músicas de Júnior Cordeiro que remete aos curandeiros ou médicos populares que por meio da manipulação de ervas e outras plantas desenvolviam remédios para a cura dos caririseiros. 

Outro aspecto ressaltado foi o da fé, crença e religiosidade do povo do Cariri, através dos seus símbolos e manifestações de fé, oriundas do catolicismo popular. Por fim os elementos relacionados à literatura popular do semiárido eram expressos por meio da literatura de cordel, representada nos versos dos folhetins escritos por Júnior Cordeiro.

Na oportunidade, o poeta Júnior Cordeiro participou de uma das sessões apresentadas pelo o grupo, onde o mesmo esboçou o seu reconhecimento e demonstrou emoção – e surpresa – para com o grupo de jovens e crianças envolvidos na construção e realização do trabalho que falava do semiárido através da sua obra. Como forma de reconhecimento, Júnior recitou uma pequena poesia em homenagem a todo o grupo responsável pelo projeto. O poeta destacou a sua felicidade em ser agraciado com tão bela apresentação e ressaltou a importância de desmistificar as imagens errôneas e muitas vezes preconceituosas que são atribuídas ao Nordeste, como este se resumisse apenas a seca e suas consequências.

De acordo com as professoras coordenadoras do projeto, a preocupação inicial que justificou a realização do mesmo, partiu do interesse em mostrar a outra face do semiárido muitas vezes não conhecida ou valorizada pela própria população, diferente das muitas leituras realizadas que destacam apenas os elementos de ordem climático-ambiental relacionados com as consequências da seca em um cenário de pobreza e miséria. 

Foi com esta intenção que o projeto foi desenvolvido, com o objetivo de demonstrar e apresentar outra concepção do que seria o Nordeste, o semiárido e precisamente o Cariri Paraibano, rompendo com os estereótipos preconceituosos. Mostrando ao público o amplo mosaico rico, composto por cor, música, literatura, conhecimento popular, fé, crença, mitos, gente, tradição, enfim um verdadeiro mosaico de elementos que constrói o nosso lugar, que é o semiárido. 

Cariri de São João 
Com Petrúcio Clécio 

Outras fotos da Exposição: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.266628706792499.59160.100003361155182&type=3
Mosaico Cultural do Semiárido: Projeto na VI Exposição Cientifica e Cultural em São João do Cariri destaca elementos da sabedoria popular cantada por Júnior Cordeiro Mosaico Cultural do Semiárido: Projeto na VI Exposição Cientifica e Cultural em São João do Cariri destaca elementos da sabedoria popular cantada por Júnior Cordeiro Reviewed by Francisco Júnior on 23:58 Rating: 5

Um comentário:

Francisco Júnior disse...

Quero parabenizar professoras, alunos e colaboradores deste importante Projeto, pois de forma simples e pratica apresentaram a sabedoria popular cariririzeira que de forma geniosa e descrita e interpretada pelo Sãojoãonse Júnior Cordeiro. Seria muito bom Se esse projeto fosse apresentado mais uma vez, quem sabe na cidade de Monteiro, desta forma não estaríamos elevando só nome do Artista e sim de toda Escola e consequentemente de São João do Cariri. Esse e o sentimento de um "pouco conhecedor", mas apaixonado por toda e qualquer manifestação cultural que destaca o nome de nossa cidade.

A vI Exposição tem outros Projetos capazes de representar BEM a escola e Município em qualquer cidade brasileira.

Tecnologia do Blogger.